Monday, September 15, 2008

Zeitgeist


Zeitgeist, palavra alemã que significa o espírito dos tempos, é o título de uma produção independente de Peter Joseph, divulgada pela internet em outubro de 2007 e que se tornou um dos vídeos mais vistos e divulgados na rede. A sugestão me foi enviada pelo meu amigo Teo depois do post The Matrix.
O filme é dividido em três partes.
A primeira trata de religião, e do cristianismo mais especificamente. Para Peter Joseph, Jesus Cristo é uma mentira derivada de outras histórias da mitologia e da astrologia. Muitos mitos na história da humanidade repetem o padrão de nascimento de uma virgem, no dia 25 de dezembro, morte na cruz, ressureição depois de 3 dias, 12 discípulos. Assim seriam as histórias do egípcio Horus, do grego Dionísio, do indiano Krishna, do persa Mithra.
Assim como os outros, Jesus seria uma representação do sol. Os 12 apóstolos seriam as 12 constelações do zodíaco por onde o sol passa. O nascimento da virgem representa o momento do ano onde o sol passa pela constelação de mesmo nome. A 24 de dezembro, a estrela Sirius está alinhada com as três estrelas do cinturão de Orion, antigamente chamadas de os três reis. No solstício de inverno, 21 de dezembro, é o momento onde o sol está mais baixo no céu no hemisfério norte, próximo ao cruzeiro do sul. É a sua "morte" na cruz, vencido pelas trevas. Três dias depois ele começa a se reerguer, é a ressureição. E o dia finalmente se torna mais longo do que a noite depois do equinócio de primavera, na Páscoa. Segundo Joseph, toda a história da religião seria uma mera manipulação da humanidade. O cristianismo moderno seria uma invenção romana no Concílio de Nicea para manter a Europa sob seu controle.
A segunda parte do filme trata do ataque ao WTC em 11/09/2001. O filme quer provar que o ataque foi planejado e provocado nos mínimos detalhes, e revela realmente evidências intrigantes sobre o desabamento das torres e as quedas dos aviões no Pentágono e na Pensilvânia.
A terceira parte, Don't Mind the Men behind the Curtin (em referência ao mágico de Oz) fala de como os Estados Unidos foram controlados no século XX por uma elite financeira que está interessada em controlar o mundo. E esta elite, teria sido responsável pelos incidentes que detonaram a entrada dos Estados Unidos na I Guerra (o afundamento do Lusitania), da II Guerra (Pearl Harbor), da Guerra do Vietnam (o incidente no golfo de Tokin) e agora pelo desastre de 11/09 que deslanchou as guerras no Afeganistão e no Iraque e o US Patriot Act.
Neste ponto, o filme torna-se muito parecido com o texto de Steven Yates comentado aqui. Uma elite financeira anglo americana estaria interessada em um governo global, com total controle de suas finanças e recursos naturais, e para isso manteria a população sob terror eterno, sob o controle da religião, e sob um sistema educacional falido.
O filme já foi, apesar do sucesso, descrito como "Internet bullshit", ou uma compilação de teorias conspiratórias já existentes por aí.
Eu não acredito por exemplo que Jesus tenha sido uma invenção, ou que americanos tenham planejado o 11/09. Mas eu acredito que há muita gente interessada em guerras, especialmente bancos.
Sem dúvida levanta questões inquietantes.
Para quem quer, o filme está disponível na íntegra neste link :

3 comments:

Lelec said...

Olá Fernando,

Muito interessante seu texto sobre esse vídeo. Confesso achar cansativo quem vê teoria conspiratória por trás de tudo o que acontece, mas reconheço que o tal vídeo deva mesmo suscitar questões interessantes.

Obrigado pela dica.

Abraço,

Lelec

bete p.silva said...

Gosto de ver você tocando nesse tema. Sou cristã, creio em Cristo, mas tudo isso que você citou (via filme) é verdade, por mais que incomode.

Cássio said...

Excelente texto sobre o Zeitgeist.

Grande abraço!