Saturday, September 20, 2008

Santa Sarah


Como já expliquei anteriormente, as tentativas de se ter um filho passam pelas fases do "Oba, vamos fazer bebê!", do "Êêê tá demorando" e do "What the hell is wrong?".
Agora acabamos de inaugurar uma nova fase, a metafísica.
Não, ainda não abandonamos ainda a medicina moderna e os métodos científicos, mas na nova fase são bem vindas orações, passes, simpatias de tia, novenas e mezinhas.
Uma amiga nos enviou uma imagem de Santa Sarah, padroeira das mulheres que querem engravidar.
Eu botei fé na santa e andei pesquisando o assunto por aí, mas parece haver uma certa confusão ecumênica com a Sarah.
No meu entender, a Sarah que deveria ser padroeira das engravidantes (existe o termo?) seria a mulher de Abraão, que ficou grávida aos 90 anos do patriarca que já tinha ele mesmo mais de 100. Quando o anjo contou que ela engravidaria ela riu tanto que quando o filho nasceu o chamou de Isaac, que em hebreu quer dizer risada. Mas eu não tenho muita certeza que essa Sarah seja uma santa católica.
Por outro lado, a imagem é de uma santa mulata. Essa é na verdade a Santa Sarah Kali, ou Sarah a Negra, padroeira dos ciganos. Diz a lenda que ela seria uma egípcia escrava de José de Arimatéia, e que teria partido da Palestina fugindo da perseguição de Herodes em um barco sem remos nem velas junto com as três Marias, Maria Magdalena, Maria Jacobe e Maria Salomé. O barco chegou ao sul da França na cidade que hoje é Saintes Maries de la Mer. Lá, Sarah seria responsável pela conversão dos ciganos, ainda pagãos, ao cristianismo.
O imaginário popular parece ter fundido as histórias da Sarah de Abraão e de Santa Sarah Kali e deu na santinha que recebi por encomenda, mulata e ao mesmo tempo padroeira das mães e dos ciganos. Se alguém tiver mais informações, cartas ao editor. O importante é ter fé e continuar praticando.

5 comments:

Sandra Leite said...

Andar com fé eu vou
que a fé não costuma faiá" (Gil)

Fé + treinos contantes = baby

Tenho certeza disso. Com Sarah ou não :)

Lelec said...

Hum, muito interessante a história dessa Santa.

Bem, espero que, em breve, vocês sejam agraciados com o bebê que tanto desejam. Será uma alegria para vocês e para todos nós que, mesmo à distância e sem os conhecer, lhes desejamos toda a felicidade do mundo.

Abraço

Lelec

bete p.silva said...

eu acho que o correto seria engravidandas hahahaha

bete p.silva said...

eu acho que o correto seria engravidandas hahahaha

Anonymous said...

Ei Fernando.
Hoje estava assistindo ao The History Channel, e lá foi dito que a Santa Sarah, padroeira dos ciganos é a filha de Maria Magdalena e supostamente a filha de Jesus. Santa Sarah " a Madonna Negra". Se conseguir poderá ver o documentário novamente, que se chama Maria Magdalena, vai ser reprisado. Vou tentar descobrir o dia e o horário corretos, mas acho que vai passar várias vezes neste final de semana.
No mais, já solicitei a Cris ( minha psicóloga) uma indicação de uma pessoa da confiança dela que aplique o Reik em São Paulo ou em Campo Grande.
Estou daqui torcendo muito por vcs!!!
Abraço.