Saturday, September 20, 2008

Amor nos Tempos do Cólera


Quem conhece a obra de Gabriel Garcia Márquez sabe que este seja talvez seu melhor livro, até melhor do que Cem Anos de Solidão.
Florentino, apaixonado e depois rejeitado por Fermina, passa a vida remoendo seu coração vazio esperando a oportunidade de amar de novo.
É uma história de amor tão imortal quanto Romeu e Julieta.
Quem leu imagina a terrível dificuldade de se transportar para a tela do cinema todas as sensações que a leitura nos dá.
Vi inúmeros filmes criados a partir de romances literários, raramente com algum sucesso. Atonement, do romance de Ian McEwan foi um exemplo de filme extremamente bem sucedido.
O filme O Amor nos Tempos do Cólera é por assim dizer, an honest effort, mas não é suficiente.
Não deixa de ser um belo filme, com uma atuação como sempre competente de Javier Bardem. Tirando ele, até Fernanda Montenegro de coadjuvante é melhor do que o resto do elenco principal. Mesmo assim vale a pena conferir o lindo rosto de Giovanna Mezzogiorno como fermina, as paisagens coloridas de Cartagena e da Colômbia de Gabo e a trilha sonora cantada pela Shakira, que se sai muito melhor na música tradicional colombiana do que no pop americano onde foi parar.

No comments: