Monday, October 05, 2009

Rio 2016


Em 2008, depois que os jogos de Pequim acabaram, escrevi um post com o título Rio 2016? onde dizia que o COI não seria doido de organizar jogos em uma cidade onde morre mais gente de bala do que no Iraque. Pois é, eu errei. Ao que parece o COI adotou, como diz o Reinaldo Azevedo, a política de reparações de injustiças da Era Obama e resolveu mandar os jogos para o lado de baixo do Equador.
E agora apareceu uma cariocada comentando "chuuuupa!" naquele post.
Não me levem a mal gente. Acredito, como diz o Lula, que chegou a nossa hora. Nosso Gran Communicatore (que é como o Umberto Eco chama o Berlusconi) já se apoderou da escolha da cidade sede dos Jogos como mais uma de suas realizações.
Teremos a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Será a nossa hora mesmo. Nunca antes na história desse país a gente vai aparecer tanto.
Eu sei que isso é bom. O Joelmir Beting notou que logo depois do anúncio a bolsa que andava patinando fechou com uma alta puxada pelas empresas de construção, logística, comunicação e transportes. E mandou ver: "Sem mistério: na vida moderna, megaevento esportivo global é mercado, projeto, produto, emprego, renda e consumo. Não é gasto. É ganho".
Não quero ser pessimista, mas é que fico pensando no superfaturamentos, nos orçamentos estourados, nas falcatruas, nas propinas por baixo dos panos. Ou como diz o Chico, fico pensando na pátria mãe tão distraída sem perceber que é subtraída em tenebrosas transações.
Quando tudo vai bem, quando o povo tem pão e circo, ele não está muito preocupado se estamos abrigando ditadores bolivarianos, terroristas italianos, se nosso Congresso está sendo comprado, se o Sarney empregou mais um parente... Daí vem meu desconsolo.
Mas estou feliz pelos cariocas, quem sabe algum político macho resolva subir o morro e erradicar o tráfico antes que uma bala perdida acerte um maratonista, resolva despoluir a Baía da Guanabara e evitar que o emissário submarino quebre no meio da prova de vela, e resolva melhorar a vida dos cariocas antes que haja um arrastão no vôlei de praia.
Também torço para que o esporte nacional seja mais prestigiado em outras categorias que não o futebol (espero sinceramente assistir o rugby brasileiro), e que não tenhamos que assistir tanto choro em 2016.
Enfim, Viva o Rio!

2 comments:

Luciana Paccini said...

Ao ler esse texto,fico feliz igual quando li a coluna do Ruy Castro em 2007,na Folha de SP,quando ele falava da perseguição ao Rio,que a cidade no ranking das mais violentas do Brasil,ocupava a 107 posição,segundo a OEI e tb o ministério da Justiça,inclusive esse foi o título do artigo dele,107,alias desde que o governo mede a violência no Brasil,há anos,que a perseguida cidade do Rio,não aparece nas primeiras posições.É a única cidade que ouvimos falar da policia,prendendo traficantes,apreendendo drogas,trabalho esse,que se as outras policiais estaduais fizessem de uma maneira mais correta,nem teria chegado ao Rio,já que a cidade não fabrica armas,nem produz cocaína.
Sim,o injustiçado Rio,que aparece como sendo a cidade mais violenta do país e o estado tb,quando na verdade,não ocupa essa 1 posição em nenhum dos 2,que alias,todo mundo sabe,que essa perseguição começou por causa da briga do Brizola com a Globo,depois continuou com o casal Garotinho,que inclusive criou arrastões para que a Benedita não se candidatasse.
Praticamente não se mostra a violência que ocorre no resto do país,é até díficil ler sobre ela na internet,não se fala quando casal de estrangeiro foi morto dentro de casa em Natal,num assalto,quando fizeram arrastão em vários restaurantes num bairro nobre no Piaui,as balas perdidas que mataram jovens em Foz do Iguaçu,cidade essa,considerada a mais violenta para um jovem viver no Brasil,incluindo as capitais.
E fora que as coisas que dão certo no Rio,já não repercutem do mesmo jeito,alias como bem diz o José Junior,do Afroreggae.
Um ex,a eliminação do tráfico de vez em algumas favelas,coisa que os que odeiam o Rio,achavam impossível de ocorrer,agora acontecem unidades,chamadas policias pacificadoras e vem sendo até elogiadas até no exterior,por esse motivo e por estarem colocando banda larga e fazendo outras coisas boas,que nunca foram feitas em nenhuma outra favela brasileira,exemplos;Dona Marta,Cidade de Deus,Batan,babilonia etc..e olha que diziam,os que odeiam o Rio,que nunca a polícia conseguiria tirar traficante de favela nenhuma,que tem medo deles,logo a cidade,que tem um grupamento especial da policia,bope,elogiado pela swat,que inclusive colocou o video no youtube quando veio treinar com eles.E isso,como já falei anteriormente,ocorre em outros lugares do Brasil,inclusive como foi mostrado no documentário do MV Bill,aonde mostra armamento pesado com jovens do tráfico em favelas floripa,porto alegre etc.Alias,o Paulo Henrique Amorim,quando começou a elogiar as boas ações da polícia carioca e a comparar com a policia de sp,simplesmente foi mandado embora do IG,pelo Serra,inclusive no seu blog,ele fala sobre isso e dá detalhes.
O Paulo pensou que SP era o Rio,que sempre foi massacrado pela imprensa,sem ninguém reagir.
Agora em relação a Rio 2016,o mais engraçado foi ver a diferença em todos os meios de comunicação,não importa se Folha de sp,espn,etc,ou até aquele simples blogueiro,entre cariocas(e todos os brasileiros que gostam do Rio)e paulistas(ai pode incluir tb todos os brasileiros que odeiam a cidade).
Estranho como as informações,estudo de economistas são conflitantes,alguns nem parece que trabalham no mesmo meio de comunicação.
Não é a toa,que os cariocas,vão criar,e já deveriam ter feito isso desde a época do Brizola,pena que não tinha internet,um site,aonde vão mostrar toda a perseguição feita a cidade,incluindo blogs,sites,até palavras ofensivas de alguns,alias o texto do economista Carlos Lessa na Folha,essa semana disse tudo,até fala de como a europa esconde a sua violencia,dos seus assaltos no exterior e nunca no rio.
Já não era sem tempo dos cariocas reagirem e irem mais além do que falar chupa,além fiscalizarem tb,mais isso de fiscalizar os inimigos vão fazer muito bem,só vão esquecer das boas notícias
E concordo com vc,Viva o Rio!

Luciana Paccini said...

E viva o Rio!