Sunday, October 08, 2006

De ressaca

É domingo e só não escrevi no blog ontem porque entornei uma garrafa de Casillero del Diablo. Noite de tapas aqui em casa, com jamón serrano, queso manchego, azeitonas, chorizo, morcilla, gambas, pimentão assado, almondegas com pimenta, patatas bravas, cogumelo recheado...Vinho, whiskey, charutos señorita...Bom demais, e ressaca hoje.
Assinei a Veja Digital para tentar ficar a par das últimas notícias aí do Brasil. Apesar de não ser perfeita, a Veja ainda é a melhor revista do Brasil (Depois que a Primeira Leitura acabou). Eu nunca vi na Veja uma reportagem picareta com a que a Isto’’e fez divulgando um dossiê falso contra Serra. Só estou de mal com a Veja porque ainda não tenho meu código de assinante. É assim, só pode assinar a Veja Digital quem mora no exterior. Aí eles põem um formulário bonito no website para ser preenchido. O formulário pergunta o seu CEP, e obviamente como você mora fora do Brasil o site não reconhece seu CEP. Pura cretinice. Aí eu sou obrigado a ligar para as “Stepford wives” do serviço de atendimento que só falam no gérundio. Agora estarei esperando dez dias para estar recebendo o meu código de assinante. Quem disse na era digital tudo pode ser resolvido com um clicar de mouse?
Mas o que eu queria mesmo era escrever sobre as eleições. Um primo meu começou uma lista de discussão por email e chegou a comparar o Clodovil à Ciciolina. Eu enviei para ele as seguintes considerações:
1. Entre ter Clodovil ou Cicciolina no parlamento, uma vez que os dois são absolutamente incompetentes em assuntos de estado, prefiro a Cicciolina e que se assuma de vez a baixaria no Planalto;
2. Sabendo que não temos uma Cicciolina e que o Clô, para os íntimos, já está eleito, eu gostaria muito de vê-lo na TV Senado presidindo uma CPI e dizendo: "Deputado, agora olhe para a lente da verdade e diga, o senhor prevaricou?";
3. Não voto porque não consegui transferir meu título a tempo para a Holanda, e por remorso me dei como missão convencer outras pessoas a não votarem no Lula. Por motivos amplamente noticiados considero o PT como um poço de incompetência, hipocrisia e corrupção no governo. E o Lula, se não sabia de nada é um grandessíssimo pateta, e se sabia de tudo é o rei dos picaretas. Em ambos os casos não merece ser presidente, e francamente qualquer coisa é melhor que ele;
4. Aproveito para divulgar a campanha que está circulando por aí na internet: Lula para presidente (presidente Bernardes, presídio de segurança máxima);
5. Caetano, Gil, Chico Buarque, Bono Vox podem ser excelentes músicos mas deveriam deixar política pra quem sabe, estudou e tem experiência. Todo artista acha que a fama lhe dá alguma aura de distinção superior para que possam falar sobre assuntos dos quais entendem tanto quanto eu de física nuclear;
6. A eleição de Collor, Clodovil, Enéas, Celso Russomano, Maluf e outros bichos só demonstra algo já sabido por todos. O nosso querido povo brasileiro, aquele semi-analfabeto que pega o bumba todo dia para ganhar um salário mínimo e não tem a menor idéia do que o Bonner está falando não está nem aí para ideologias, biografias, filosofias...Vota em quem lhe é mais simpático, em quem se comunica com ele. O voto distrital e alguns milênios de educação haverão de reparar este mal.
7. Para mim, qulquer político envolvido em falcatrua ou crime comum ficaria inelegível pela vida toda! Sinceramente é triste ver o Maluf sair da cadeia para a Câmara e o Collor do ostracismo para o Senado! E mais triste ver os dois apoiando e trocando elogios com Lula!

2 comments:

Anonymous said...

Meu caro Fernando,
Como sabe sou sua leitora assídua desde o princípio e partilho de muitos dos seus pontos de vista. Mas, apesar de ser um veículo poderosíssimo formador de opinião e sem dúvida um apontadora de tendências, a Veja não merece meu respeito.
É tendenciosa, usa sua popularidade para manipular a opinião pública. Tenho de admitir que sem dúvida é grande no sentido de denúncias, mas este não é um papel isolado dessa revista.
Claro que deve ser lida, mas como referência. Tenho minhas dúvidas quanto a ser utilizada como fonte. Em alguns pontos peca profundamente.
Tenho consciência de que poucos veículos no Brasil são imparciais. Ainda assim, mantenho minha visão, já que deveríamos buscar a notícia pura. Nos contentar com o "menos corrupto" ou o "menos imparcial" nunca nos levará a lugar nenhum.
Paula

Anonymous said...

Eu confesso que desde que vi uma capa em 89 na Veja com fernando color de Melo e a grande legenda "O caçador de marajás", e log em seguida termos ele como presidente, caiu a zero o seu conceito a mim...enfim, ´"há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã "política", e que tristeza está ela e quão sem estímulo e desesperançada estou eu.Mas não quero pedágios caríssimos por todo nosso país e nem tudo parado pra colocar "ordem" na casa.
Quero dos males o menor se pelo jeito o bem tá difícil de aparecer...
Cris
Cris