Saturday, October 14, 2006

Zwart Boek


Paul Verhoeven, depois de Basic Instinct e Total Recall volta às suas origens holandesas com seu novo filme, Zwart Boek, o Livro Negro.
A história gira em torno de Rachel Hagelstein, uma garota judia “mergulhada” (escondida para escapar à perseguição nazista) na Holanda de 1944. Quando a fazenda da família que a acolheu é destruída em um bombardeio e sua família assassinada por nazistas, Rachel entra para a Resistência Holandesa e para o combate clandestino. Aí vai descobrir que o que matou sua família foi uma quadrilha especializada em enganar e assassinar judeus ricos como seus pais com promessas de liberdade.
Ao contrário de filmes heróicos e româncticos sobre a guerra, Paul Verhoeven nos faz ver como são vagas as fronteiras entre o heroísmo e a traição, ganância e generosidade, certo e errado em meio à espiral de violência, horror e crueldade da guerra. Uma obra prima e um dos melhores filmes já feitos na Holanda.

1 comment:

Flávio said...

Confesso que não sei se vou assistir. Assuntos relacionados ao Holocausto e à perseguição dos judeus ainda me deixam muito indignado.