Sunday, October 08, 2006

Entre Lee e Grant


Observe os mapas ao lado. O primeiro mostra os Estados Unidos na Guerra Civil, em 1864. Os estados da União em azul, no norte, são os industrializados, com melhor nível de educação e informação, modernos, anti-escravagistas. Os estados Confederados, no sul estão em vermelho. Eram os estados mais atrasados, com economia baseada na agricultura e no trabalho escravo. Os mapas seguintes mostram os resultados das eleições de 2004 nos Estados Unidos (Kerry nos estados azuis e Bush nos vermelhos) e do primeiro turno de 2006 no Brasil (Lula de vermelho, Alckmin azul).
Não é reveladora a semelhança do mapa dos EUA na Guerra Civil e na eleição de George Bush? Bush foi eleito pelos grotões do seu país, regiões que depois de mais de um século ainda arrastam a herança cultural de atraso dos Confederados.
O mapa do Brasil revela quem é que está dando votos a Lula.
A reportagem da Veja desta semana diz o resto:
Por Alexandre Oltramari : “Examinando-se os números brutos, ficou a impressão de que o PT, mesmo depois de um escândalo atrás do outro, surpreendeu nas urnas. Embora as projeções dos analistas variassem, ninguém acreditava que o partido seria capaz de eleger mais do que 75 deputados. Pois o PT extrapolou essa marca, elegendo 83 deputados federais, e ainda cravou um recorde: obteve 13,9 milhões de votos para a Câmara dos Deputados, a maior votação de um partido nestas eleições. Outro dado que lustrou o desempenho do PT nas urnas foi a eleição para governador. Antes, o partido tinha apenas três governos estaduais. Agora, conseguiu quatro. Conquistou, já em primeiro turno, o governo da Bahia, o quarto maior eleitorado do país, onde o senador Antonio Carlos Magalhães reinava há dezesseis anos ininterruptos. Ainda está na disputa em dois estados, o Rio Grande do Sul e o Pará. Analisado sob esse ângulo, o desempenho eleitoral do PT soa luminoso e faz parecer que o eleitorado não deu a mínima para o mensalão, os dólares na cueca, a Land Rover, a mala de dinheiro sujo... Mas é um engano. Debulhando-se os números, descobre-se que, em comparação com a eleição realizada em 2002, o PT perdeu 2,1 milhões de votos, numa proporção parecida com as perdas do PFL. O dado mais significativo do desempenho eleitoral do PT, no entanto, talvez esteja na distribuição do seu novo eleitorado: sua popularidade despencou nos estados do Sul e Sudeste e disparou no Norte e Nordeste, acompanhando a divisão geográfica da votação do presidente Lula. Ou seja: o partido que nasceu urbano, fruto da confluência do movimento sindical e da intelectualidade acadêmica, está caminhando no rumo dos grotões.”

1 comment:

Anonymous said...

Será que a análise dos resultados poderia se basear em dados históricos ou tem maior relação com a pobreza?
É só uma pergunta....

Paula