Saturday, February 16, 2008

Algumas considerações sobre o dia dos namorados

Fomos a um restaurante chique, como gostamos de ir de vez em quando para comemorar alguma data romântica. Eu comi peito de pombo selvagem com ameixas e molho de vinho do porto, e depois tournedos de filé mignon com queijo blue stilton gratinado. Ela, sopa de alho porró e lombo de cordeiro na mostarda e ervas. Um de nossos maiores prazeres é o de compartilhar juntos novas descobertas gastronômicas, dentro e fora de casa. O Herald Tribune traz uma reportagem interessante e engraçada sobre casais de carnívoros e vegetarianos tentando conciliar gostos e filosofias. Seria eu capaz de namorar uma vegetariana? Hum, difícil, mas quem sabe. O amor é capaz de vencer barreiras muito piores, de raça, religião, classe, nacionalidade... Amar é escolher, e quem escolhe uma coisa renuncia a outras. As vezes renuncio a assistir um filme de guerra por uma comédia romântica. Na semana que vem a gente troca. C’est la vie.

Vi na TV a entrevista de dois tipos que andam fazendo um sucesso imenso nos Estados Unidos, homeland da auto-ajuda. Mystery e Matador, esses dois com cara de cabelereiros das estrelas, são especialistas no que eles chamam de Venusian Arts, um método inventado para atrair mulheres bonitas para sua cama. Os dois garantem que qualquer bundão que siga as regras deles (e obviamente comprem os livros e dvd’s e inscrevam-se nos cursos) é capaz de se tornar um Don Juan. Clientes é que não faltam. A filosofia básica é que a mulher tem que acreditar que você é o rei da cocada preta e caiu na rede é peixe, bateu na área é gol. Se eu tivesse quinze anos compraria o livro. Hoje eu acho que uma mulher capaz de ser seduzida pelo Mystery ou pelo Matador é a última no mundo com quem eu sairia.

A única regra que deveriam nos ensinar quando começamos a namorar é que o nosso órgão sexual mais ativo é o cérebro. Seja uma pessoa interessante e imediatamente você ganha atenção. A descoberta de uma moeda antiga revelou que Cleópatra era uma baranga, e mesmo assim deixava os imperadores romanos de joelhos. Frida Kahlo era outra feiosa capaz de seduzir homens e mulheres. E Serge Gainsbourg com Brigitte Bardot e Jane Birkin? Dá pena ver quem tem um namorado ou namorada que só serve para ser mostrado , como certos jogadores de futebol e suas modelos, atores e atrizes, atrizes e bombeiros. Quando os flashs somem é que eles percebem que não tem nada a se dizer.

4 comments:

deboraHLee said...

Muito legal este teu texto sobre 'comida', nos dois sentidos aceitos por nós, brasileiros.

Em relação ao primeiro, creio que, no exemplo dado por vc, a única maneira de relacionamento possível entre um vegetariano e um carnívoro é o respeito mútuo. Infelizmente, porém, não dá para fazer como vc. faz em relação aos filmes, com tua esposa. O carnívoro até pode abrir mão de comer carne, mas um vegetariano não aceitaria comer carne por nada neste mundo. Reconheço que nós, vegetarianos, somos radicais e isso complica um pouco, mas, quero crer, não impossibilita nada.
Até porque, hoje, mesmo no Brasil, há sempre uma alternativa nos restaurantes para quem não come bichinhos. Mas, é fato, esta cumplicidade de experimentar pratos diferentes, degustar novos sabores e tudo o mais, que une tanto um casal, seria bem difícil com uma vegetariana, Fernando. Portanto, aproveite esta cumplicidade, também gastronômica, que vc. tem com tua esposa e experiemte todos os pratos que puder com ela. ;o)

No segundo sentido, talvez pelo fato de minha mãe ter comido muitas ostras na minha gestação o que, segundo ela, tornaria as pessoas mais inteligentes, para mim, o que me chama atenção de prima num homem (e o que mantém meu encantamento por ele) é a inteligência, a sensibilidade e o senso de humor. O resto (todo o resto, inclusive) é acessório. Seria incapaz de transar com um cara lindo e saradão (que, de cara, já não faz meu tipo) mas burro...

Mas sei que ainda sou exceção entre as mulheres. Ainda tem muita mulher atrás de aparência física, grana (mesmo que nunca se perguntem qual a origem da grana dos homens que desejam...)e conforto dado por um macho provedor. Sinto pena delas, pois jamais descobrirão o que é ser verdadeiramente mulher, no sentido mais primitivo e radical do termo, e tbém um pouco de vergonha; mas, tbém tenho consciência de que poucas são as que estão mesmo dispostas a pagar o preço (altíssimo!) pela sua liberdade e felicidade. Enfim, cada qual com seu cada um.

beijo, Fernando.

Anonymous said...

Sei não Fernando, mas como diz o gerente aqui da fazenda: " Para todo sapo que nasce, nasce uma sapa também"
Hoje em dia o pessoal anda muito sem auto estima, talvez por isso esses caras tem feito tanto sucesso.
O que tenho reparado é que as pessoas de boa auto-estima, seguros de si mesmo, é que estão se dando bem no campo do amor.

Ganhei um Patolino do meu filho mais novo, ele ganhou no Mac lanche feliz e me deu, porque sabe que eu adoro o Patolino. O Patolino agora está namorando a minha Barbie e ela está apaixonadissíma, vou te enviar uma foto comprovando isso.
Abraço,

Lelec said...

Plagiando o poeta, as burras que me desculpem, mas inteligência é fundamental.

Contudo, mesmo tendo o brilho do intelecto um poderoso atrativo sobre mim, devo confessar que já me emarenhei em redes de beleza estonteante. É claro, a descoberta posterior do vazio é dolorosa...

Alma said...

Até a Barbie se apaixonou pelo Patolino! O amor pode tudo mesmo...