Saturday, February 23, 2008

Os segredos do abismo















Em 1930, no arquipélago das Bermudas, William Beebe da New York Zoological Society e seu companheiro Otis Barton desceram um quarto de milha no oceano em um veículo recém inventado, a batisfera. Lá de baixo, Beebe descreveu um mundo de escuridão e fosforescência cheio de criaturas fantásticas que segundo ele “it was like the black pit-mouth of hell itself”. Esta história e outras mais aparecem em um artigo da New York Review of Books sobre dois livros recém lançados sobre as profundezas do oceano. The Deep de Claire Nouvians e The Silent Deep de Tony Koslow.
Em 1960, Jacques Piccard a bordo do Trieste bateu um recorde de profundidade na Fossa das Marianas. Lá, a 10.910m ele ainda encontrou vida, mas mesmo assim, desde a descida de Beebe, muito pouco se aprendeu sobre a vida nos abismos oceânicos.

Nós sabemos mais sobre a Lua do que sobre a vida desses animais extraordinários, inteiramente moldados para achar o que comer e quem amar, nas românticas palavras do cientista Marsh Youngbluth.
Estas fotos são do livro de Claire Nouvian, que voltam a nos revelar as maravilhas escondidas no abismo. Poderiam ser de um astronauta distante, visitando alienígenas desconhecidos mas não. São daqui mesmo desse planeta, de um mundo desconhecido porém já ameaçado de poluição, como conta Koslow.
Esses bichos esquisitos e fascinantes nos fazem pensar na imensa diversidade da vida.

1 comment:

Ricardo Rayol said...

minha filha se amarrou nas fotos