Monday, February 18, 2008

Grazie San Lorenzo


Gustave Gusteau, o chef de cuisine guru do ratinho Rémy em Ratatouille dizia quem aprecia a cozinha nunca estará longe de boa comida. Uma verdade bem acertada para um chef de desenho animado. Todo mundo que gosta de cozinhar gosta também de ter um convidado que sabe apreciar o que lhe é servido, e quem gosta de comer sabe apreciar a arte que é a criação de um prato. E por isso estamos sempre convidando e sendo convidados a experimentar pratos e receitas diferentes.
Em nosso périplo de despedidas pela Holanda, passamos esse domingo em Brabant na casa da Helena, prima da Juliana e que, per amore, também veio coincidentemente parar aqui na Holanda. Ela é certamente uma das pessoas mais bonitas e agradáveis que conheço, e com quem compartilhamos o gosto pela cozinha e pela gastronomia. Elas nos recebeu com uma tarte tatin, receita de torta francesa onde as maçãs ficam por baixo e a massa fica por cima na hora de assar. Deliciosa.
E depois, salada com mousse de salmão e molho de raiz forte (com champagne), coquille saint jacques (vieira) com risoto de champignons e molho branco (com chardonnay branco), saltimbocca romana com sugarsnaps e purê de abóbora (com um syrah australiano). De sobremesa, coalhada com mel e manga marinada em suco de tangerina e gengibre (com café expresso e cognac). Quem disse que a vida não é bela ? Félicitations à la cuisinière. E para lembrar uma tradição francesa, o melhor assunto à mesa é falar sobre comida. Sinceramente espero continuar com essa mania.
Lembrei-me agora de outro filme, água com açúcar porém simpático intitulado Sob o Sol da Toscana. A personagem, uma americana em busca de romance acaba comprando um velho sobrado na Toscana e tem que reformá-lo inteiro. Um amigo italiano lhe dá de presente uma imagem de San Lorenzo para que ela ponha na cozinha.
Diz a lenda que San Lorenzo foi amarrado sobre uma fogueira por soldados romanos. Depois de um certo tempo de martírio ele pediu aos soldados que o virassem porque o seu outro lado estava ficando mal passado. San Lorenzo virou o santo dos cozinheiros, e sua presença na cozinha é indispensável para ter a a mesa sempre cheia de amigos.
Ainda não tenho uma imagem do santo em casa, fica para a minha próxima cozinha. O importante é que nesses anos todos ele nunca me falhou, se não estava lá em imagem com certeza estava em espírito.

5 comments:

Anonymous said...

Eu adoro experimentar comidas diferentes, mas confesso que não tenho um paladar muito apurado. E confesso ainda² que não sei fritar nem ovo.

Ricardo Rayol said...

sacanagem, fiquei com a boca cheia de água

deboraHLee said...

Ôpa!
Nesta mesa até eu, sem comer bichinho algum, teria me esbaldado!Fiquei aqui imaginando o risoto de champignons (adoro!) e as sobremeesas! Nhác!

Ei, Fê, falando em filme, não dá para esquecer os belíssimos "Festa de Babette" e "Como água para chocolate".

* salivando *

bises.

Blogildo said...

Essa animação é ótima! Vi pirralhos dizendo que queriam ser cozinheiros. Não deixa de ser um avanço num país onde todos querem ser presidente ou ganhar bolsa família. Pensando bem, ser presidente é ganhar bolsa família!

Alma said...

A Festa de Babette! Por coincidência a gente tava falando desse filme também...
Sempre gostei dessa combinação de culinária e cinema!