Sunday, February 03, 2008

Retroceder nunca, render-se jamais


Lisa Simpson uma vez se encontrou com uma personagem que dizia ser um Vegan Level 5. “I don’t eat anything that casts a shadow” dizia ele diante do olhar de admiração da garotinha. Escrevi fazendo graça dos vegetarianos, mas na verdade vegetarianos nunca me incomodaram. O que me incomoda mesmo é o pensamento politicamente correto, principalmente aquele que prega que a humanidade é o flagelo do planeta.
Um artigo na New Criterion de janeiro conta que Nietzsche, no começo de Birth of Tragedy cita a história do rei Midas procurando pelo sábio Silenus na floresta. Quando finalmente o encontra, Midas pergunta ao sábio qual era a coisa mais desejável para os homens. Silenus respondeu que a melhor coisa era não ter nascido. A segunda melhor coisa era morrer cedo... Essa alegre filosofia tem sido adotada por um certo grupo de ambientalistas talibans que acham mesmo que o melhor para o planeta é que o homem pare de se reproduzir. São os anti-natalistas, como essa Toni Vernelli, uma inglesa mencionada no artigo, casada com um militante dos direitos animais que aos 27 anos se esterilizou voluntariamente para reduzir seu “carbon footprint” e ajudar a salvar o planeta. Cada pessoa que nasce, ela explica, come mais, usa mais petróleo, mais árvores, polui mais e piora a superpopulação no mundo.
Eu apóio a iniciativa e espero sinceramente que todos os que pensam como ela parem de se reproduzir imediatamente.
Eu não, espero ainda criar meus filhos e ensiná-los a não se renderem assim tão facilmente. Xô, Schopenhauer!

3 comments:

Ricardo Rayol said...

Pena que só fica circunscrito aos ambientalistas, pdoeria se estender aos esquerdeopatas, bolivarianos, chineses e por aí vai.

deboraHLee said...

rs...
É, Fernando, isso já é patologia da brava!
Imagina a culpa que a tal moça sente respirando, comendo, emitinho gases (falo dos naturais mesmo), usando roupas, ocupando um lugar sobre o planeta.

Coisa de gente doida.
Nem tanto o céu, nem tanto a terra.

bises!

Anonymous said...

Ela está absolutamente certa,talvez um pouco radical demais, infelizmente a maioria das pessoas só pensa em repassar á proxima geração seus genes egoistas.Fiz o mesmo.