Friday, February 01, 2008

Eu coraçãozinho carne


Acabei de jantar um bife de 500g cortado de um prime-rib de um novilho americano engordado no milho, uma verdadeira manteiga em maciez e suculência. Comeria outro no café da manhã...(Preciso aproveitar enquanto posso, porque do jeito que as coisas andam... Primeiro vão cortando o cigarro, depois as bebidas, depois as gorduras...No futuro vamos nos alimentar com rações balanceadas distribuídas pelo governo e fazer tai-chi chuan obrigatório de manhã. É tudo para o nosso bem).
Carne para mim é como vinho. Há raças diferentes, como há castas de uvas diferentes, todas como seus sabores próprios. Há as regiões de origem que mudam tanto o gosto de uma carne como o de um vinho. Experimente um T-Bone American grain-fed, ou um rosbife Scotch Beef Angus Certified. Uma vez comi um inesquecível entrecôte de Parthenaise, na cidade de Parthenais na França. Um rabo de touro espanhol cozido. Uma maminha de Hereford uruguaio na churrasqueira...E é claro uma picanha de nelore brasileiro criado no pasto! Hum, não posso babar no meu laptop novo...
Vegetarianos que me desculpem mas para mim, carne é fundamental.
Há vegetarianos que não comem carne porque não gostam do gosto. Respeito. Também não gosto de brócolis e me filiaria alegremente a alguma ONG que defendesse os brócolis de serem cortados e cozidos vivos e ainda respirando antes de serem cruelmente devorados. Há os que não comem porque tem pena dos bichinhos (também tenho pena às vezes, como o Obelix na Inglaterra e olhando seu prato de javali cozido com molho de hortelã e falando coitados dos bichinhos...). Também respeito, acho que têm bom coração embora eu duvide que uma onça teria pena de mim ao me pegar com as calças curtas no meio do mato. E há os radicais tipo PETA que vestem camisetas meat is murder e explodem carrinhos de hamburgueres. São uns cretinos. Deveriam perguntar porque o PETA matou 97% dos animais entregues aos seus cuidados só em 2006. Foram 2.981 cães, gatos e outros bichos exterminados (a organização diz que foi eutanásia...).
Agora há o vegetariano politicamente correto. Uma deputada holandesa fez um filme pró-vegetarianismo e chegou na première do filme dirigindo um jipe Hummer. Dizia ela que um vegetariano em um Hummer poluía menos do que um carnívoro num Toyota Prius híbrido.
Vacas liberam metano em seu processo digestivo. Metano é um gás de efeito estufa e por isso agora a pecuária é responsável pelo aquecimento global também... Não vou entrar aqui em detalhes técnicos, mas posso dizer que entendo do assunto e sei que no Brasil cada vaquinha tem um hectare de pasto em média. E um hectare de pasto absorve mais CO2 do que um hectare de floresta, e que entre o CO2 absorvido e o metano liberado, o saldo é positivo para o meio ambiente. Só para destruir mais uma dessas "verdades" tidas como absolutas pelos pc's e ficar com a consciência leve após o jantar.

4 comments:

Alma said...

Débora, já estou me desculpando antecipadamente...Fazer o que? A carne é fraca...

Lelec said...

Bem, eu também sou um carnívoro "invertebrado", como escutei certa vez.

Aliás, esse post me fez muito mal. Estou em abstinência de uma boa picanha brasileira. Ou de uma parrilla uruguaia... Os europeus (ao menos os franceses) não sabem preparar carne vermelha. Não sei se é maneira como a temperam, ou se é o corte, mas o fato é que a nossa carne é bem mais saborosa do que a européia.

Êehh saudade de um bom churrasco!

deboraHLee said...

Hahaha!
Por isso que eu gosto de vc, Fernando. ;o)

Pois saiba que, numa sincronicidade supimpa, eu estava, justamente, escrevendo sobre o vegetarianismo, quando, dando uma sapeada aqui e acolá, vi teu texto. Aí, aproveitei para fazer minha 'defesa' lá no meu blog. Dá uma olhada lá, quando puder.

beijo!

Alma said...

Já vi o contra-ataque... Tudo bem,cada um na sua. Mas como dizia Homer Simpson,se Deus não quisesse que a gente comesse os bichinhos não os teria feito tão gostosos...