Saturday, February 23, 2008

Raulzito


O fato de Fidel Castro, o Coma Andante, ter renunciado é sim um motivo de regozijo a todos os que prezam um mundo livre e democrático. O tirano virou uma peça de museu admirada somente por gente da laia de Lula e Oscar Niemeyer (outra peça de museu), que não ligam a mínima se ele fuzilou milhares de pessoas e exilou outros 2 milhões. Ah, mas em Cuba a medicina é boa e é de graça. Não é de graça não gente, o preço aliás é bem caro, contado em cadáveres fuzilados. Pinochet também fez do Chile uma economia próspera, isso desculpa os crimes que ele cometeu? Fidel e Pinochet são as duas pontas da ferradura, eles se acham muito distantes um do outro mas estão mais próximos do que se pensa. Não passam de canalhas assassinos, loucos por poder.
Cuba agora está nas mãos de Raul Castro, o homem que por mais de uma década já comandava a Economia e o Exército cubanos enquanto seu irmão barbudo fazia discursos de seis horas nas assembléias do partido. Se vocês acham que vai mudar alguma coisa, não vai não. Raulzito e seus amigos verde-oliva embolsam toda a grana que entra do turismo na ilha e do que é exportado pelas empresas estatais, eles não vão largar o osso assim tão fácil.
Há uma idéia tomando forma na mídia de que se os Estados Unidos acabarem com o embargo econômico, o regime cubano acaba junto. Está mais que claro que Cuba não tem saída sem os Estados Unidos.
Gente como Raul Castro pode arrotar ideologia mas gosta mesmo é de uma verdinha no bolso. O próximo presidente americano devia pensar nisso.

2 comments:

Ricardo Rayol said...

Fico imaginando como um ser humano consegue resistir a seis horas de discurso sem encher o saco, vomitar ou se jogar debaixo do primeiro caminhão.

Lá não mudou nada. Estão fazendo um bafafá danado. É que nem o antigo Politburo Soviético, terá que surgir um Gorbachev cubano.

Lelec said...

Olá Fernando,

Concordo amplamente com sua opinião. Não será "Raulzito e os panteras" o reformador que fará soprar a liberdade em Cuba.

Quanto a essas estórias (sem H mesmo) de que medicina cubana é boa, algumas coisas me vêm à mente.

Lembro-me de um colega que fez uns anos de medicina em Cuba. Os relatos dele são impressionantes: os "melhores médicos do mundo" estão trabalhando como recepcionistas e carregadores de malas em hotéis, onde recebem gorgetas em dólares, bem maiores que seus salários.

E, para conseguir uma consulta rápida no infalível sistema público de saúde cubano, com os "melhores médicos do mundo", há que ter contatos com o partidão, caso contrário, a fila de espera é grande.

Lembro-me de um seminário de oftalmologia, nos meus tempos de estudante da UFMG. Uns médicos cubanos foram apresentar uma nova técnica que haviam desenvolvido e que, como sempre, ganhara repercussão sensacionalista da mídia brasileira, como aquela estória de que "médicos cubanos curavam o câncer com barbatana de tubarão". Para ser breve: os tais pesquisadores cubanos ficaram em maus lençóis lá na UFMG, porque não conseguiam comprovar nada do que alardeavam, era um trabalho cheio de erros metodológicos.

Por essas e outras, quando eu tiver uma doença esquisita, sem tratamento convencional, não me levem para Cuba. Prefiro ir à terra do tio Sam. Ou me deixar aqui mesmo na França.

Abraço,

Lelec