Sunday, February 10, 2008

Thanks Disney


Li na Time uma história contada por Friend Schickel em seu livro The Disney Version. Ele dizia que Nelson Rockefeller, dono do Radio City Music Hall aporrinhava Walt Disney dizendo que a cada vez que eles exibiam desenhos da Disney as crianças faziam tanto xixi nas calças de medo que ele tinha que trocar regularmente os estofados das poltronas. Lembrei disso quando minha sobrinha se recusou a entrar no assustador trenzinho da Branca de Neve na Wonderland da Eurodisney. E quem aí não ficou aterrorizado com o Bambi vendo a mãe morrer? E o Dumbo se perdendo da mãe? E Penny de Bernardo e Bianca trabalhando como escrava para a madrasta malvada?
Todos esses medos criados pela fantasia dos desenhos no entanto são extremamente úteis no desenvolvimento emocional de crianças. A crítica da Time sobre Pinocchio por exemplo dizia que esse filme expressava a tese de que uma criança ainda não é humana enquanto não aprender a ser livre e agir com generosidade espontânea. Bambi e Dumbo alertam sobre os perigos de se separarem dos pais.
Ainda assisto de vez em quando os desenhos da Disney no domingo de manhã, exatamente como há 25 anos atrás. E os prefiro muito mais do que esse sem gracismo da computação gráfica ou que esses horríveis desenhos japoneses.
Thanks Disney. Só escrevi isso porque achei essa pérola no You Tube, Steam Boat Willie, o primeiro desenho do Mickey de 1928:


6 comments:

Ricardo Rayol said...

acho intrigante como tem gente que não percebe que certas coisas tem que ser mostradas.

Anonymous said...

Eu sou apaixonada pelos filmes da Disney. É genial a maneira como eles conseguem tratar crianças como seres pensantes, bem diferente da maioria das obras infantis de hoje, que só podem imaginar que a criança só adquire um cérebro depois de adulta.
A união com a Pixar também rendeu obras maravilhosas, como Procurando Nemo.

Sempre vou ao cinema ver Disney! Antigamente ainda levava minha irmãzinha pra disfarçar, mas agora assumi minha disney passion para o mundo.

Frodo Balseiro said...

Você está certo Fernando. Antigamente se pensava que coisas "que dão medo" são prejudiciais às crianças. Ao contrário, elas são preparadas para a vida, que implica em a gente ter medo.
Pelo pessoal do políticamente correto, as crianças hoje só veriam o "Teletubbies", inclusive com o "roxinho" veado!
Frodo

Lelec said...

Eu também curto um bocado desenhos animados, da Disney, da Hanna-Barbera e também alguns japoneses.

Seu post me fez lembrar que minha irmã, quando era pequena, era tomada de pânico ao ver o desenho do Pinóquio. Até hoje não entendo direito o porquê.

Abração,

Lelec

deboraHLee said...

E Rei Leão? A cena da morte do pai é de matar de chorar. E Nemo, perdendo a mãe e se perdendo do pai? Tenho o orgulho de dizer que cada um dos meus 6 sobrinhos (uma 'postiça') pisou num cinema pela primeira vez na vida comigo e foi para assistir aos desenhos da Disney. E, hoje, a cada ida a Curitiba, os 5 me acompanham ao cinema (a 'postiça' já se formou, está quase casando e não nos acompanha mais).

Quanto aos japoneses, certa feita, fomos eu, um sobrinho e uma sobrinha ver, a pedido dele, um destes japoneses medonhos. Resultado: nós duas dorminmos!!!!! Ele ficou revoltadíssimo! rs*

Concordo contigo, Disney 1.000 a
zero nos nipo-desenhos.

bises.

Alma said...

E aquele desenho japonês que dava epilepsia nas crianças? Credo, tô fora...