Sunday, February 03, 2008

Stormy Weather


Minha casa vai se esvaziando aos poucos, enquanto preparo minha mudança para o Brasil. Livros e fotos estão sendo despachadas para o Brasil, meus finíssimos móveis suecos (by Ikea) sendo vendidos... Já estou dormindo em um colchão no chão, como nos bons e velhos tempos de recém chegados. Demos várias coisas a uma paciente de minha esposa, uma algeriana exilada de guerra.
Por uma dessas inexplicáveis e estúpidas burocracias holandesas, refugiados não tem direito a estudar ou trabalhar enquanto seu status não é convertido de exilado a imigrante. O processo, no caso dessa mulher demorou oito anos. Oito anos em um campo provisório, sem absolutamente nada para fazer. Não sei o que faz mais mal a uma cabeça, a guerra ou esse vazio total. Agora com visto de residência, sem família e sem conhecidos, sem falar bem holandês (aprendeu sozinha), sem profissão, ela ganhou do governo um apartamento completamente vazio e por enquanto sem aquecimento para viver e vai receber uma ajuda de custo todo mês. Come comida gelada porque não tem nem fogão ainda. Ficou mais do que feliz em ganhar algumas de nossas tralhas, móveis velhos e roupas. Quem sabe é o começo de uma vida nova.
Para nós pelo menos vai ser. A noite está ventando, chovendo e até nevou ontem. Por coincidência escuto minha inseparável Billie Holiday cantando Stormy Weather...Há muitas coisas da Holanda de que vamos sentir falta. Outras com certeza não.

4 comments:

Lelec said...

Cher Fernando,

Puxa, bateu uma certa tristeza por saber que você está voltando. Não sei exatamente o porquê, é como se fosse um amigo que fosse embora para longe.

Mas sei que a vida é assim mesmo.

Espero que você continue escrevendo e atualizando seu blog, pois este se tornou uma referência importante para mim, por ser aqui uma arena onde as idéias são debatidas sempre com bom humor e recheadas de informação de qualidade, e, o que é mais importante, exalando sempre um humanismo latente.

Por outro lado, fico feliz que você esteja regressando ao Brasil. Nosso querido e sofrido país, mais do que nunca, precisa de cidadãos como você.

Um grande abraço e meus mais sinceros votos de que você tenha sempre o mais pleno sucesso onde quer que ande.

Lelec

Ricardo Rayol said...

E a gente fica imaginando aqui que as coisas na europa são a 9º maravilha do mundo.

Alma said...

Lelec, muito obrigado por esse depoimento. Este blog começou sem nenhuma pretensão mas acabou virando uma terapia para mim, e felizmente através dele acabei achando muita gente interessante e inteligente na net, você incluído. Distâncias no mundo virtual não existem, certamente continuaremos em contato.

deboraHLee said...

Cher,cher, cher Fernando!

Que bom que estão voltando!
Bom porque, certamente, há uma razão forte que os faz voltar.
Além disso, quando a gente tem a experiência de morar fora, pelo menos comigo foi assim, nos entendemos como cidadãos do mundo, conscientes de que todo país tem seus problemas e suaa virtudes.
'É o ponto de vista que define o objeto', creio nisso.
Que este retorno traga muitas felicidades (ainda mais )para vc e sua esposa e, quem sabe, a família aumente aqui nos trópicos, né?
;o))

beijo grnde!
* e, repito, se vier a SP, avise.