Sunday, February 26, 2006

And the truth shall make you free



O Congresso Americano a pedido do presidente Bush deverá aprovar um orçamento de US$ 72,4 bilhões para financiar suas operações militares no Afeganistão e no Iraque entre outras.
Se aprovado, depois de março de 2003 quando começou a guerra, os Estados Unidos terão gasto mais de US$ 250 bilhões somente no Iraque. E hoje, como a própria Condolezza Rice admitiu, os iraquianos que têm acesso à água potável e esgoto são menos do que antes da guerra.
O s americanos se meteram num atoleiro sem fim, e em nome da democracia o Iraque, antes um estado laico, está mais arriscado a se tornar um campo fértil para o islamismo. Do mesmo modo que a democracia levou o Hamas ao poder na Palestina, se fosse instalada hoje no Egito levaria a Irmandade Muçulmana ao poder naquele país.
Defendo a democracia com unhas de dentes, mas haverá maneiras mais eficientes do que a guerra para disseminá-la.
Bush deveria bombardear o Afeganistão, Iraque e Irã com livros, revistas, jornais...Imagine uma chuva de Marie Claires num internato feminino na Arábia Saudita. Deveria usar seus serviços de inteligência para contrabandear milhares de lap-tops com acesso gratuito à internet por rádio para dentro desses países. Deveria fornecer mais bolsas de estudo aos universitários daí.
A democracia viria mais barata e com muito mais eficácia.

No comments: