Sunday, February 26, 2006

Deus é a vida e Darwin é o seu profeta


Completando o fim de semana cultural, fui ao Naturalis, o maior museu de História Natural da Holanda. Estavam lá desde musgos, bactérias e formigas até ossos de dinossauros e mamutes, caranguejos de dois metros, bichos e plantas de todo o planeta e até Super Croc, o crocodilo gigante superstar do National Geographic Channel. E eu pensei que aquilo não era nada mais do que uma ínfima amostra do que é a vida na Terra e do que foi a evolução da nossa espécie, e talvez uma muito mais ínfima amostra do que pode ser a vida no universo.
E fiquei pensando nos que querem ensinar nossas crianças que Deus criou o planeta em seis dias com Adão e Eva e todo o resto, mais de 30 anos depois de o homem já ter pisado na Lua. Idéias de grandes mentes como a da governadora Rosinha Mateus.
E os chamados creacionistas ainda afirmam que foi Deus também quem inventou os fósseis para que a vida e sua infinidade de espécies pudesse parecer mais plausível aos nossos olhos. Que esperteza! Então considere por exemplo a hipótese de que o universo foi criado ontem e que todas as minhas memórias foram colocadas por Deus na minha cabeça para que a minha vida me parecesse igualmente plausível. Ha, quem pode provar o contrário?
Acreditar numa estupidez dessa é subestimar a vida. A Terra já sofreu muitas vezes extinções em massa de um sem-número de espécies, eras glaciais, meteoros, terremotos e tsunamis. A vida sempre achou um caminho. Preocupado com o efeito estufa? Com a poluição? Acredito que foi James Lovelock, autor de A Hipótese Gaia quem disse que a vida sempre dará um jeito, espécies sempre surgirão. O que resta saber é se a nossa vai sobreviver.

No comments: