Sunday, February 26, 2006

State of Africa


Estou lendo The State of Africa, livro do historiador e jornalista britânico Martin Meredith. É o melhor livro de não ficção que já li. Acho que viver na Europa desperta mais nosso interesse pela Africa. Aquelas imagens de navios abarrotados de imigrantes chegando nas praias espanholas e italianas ajuda.
Todo mundo que quisesse entender um pouco porque o continente que foi o berço da raça humana é hoje a região mais atrasada do planeta deveria ler esse livro. Assim como aqueles que quiserem conhecer os resultados trágicos da combinação do cinismo dos europeus e americanos com a estupidez dos líderes políticos africanos corruptos, totalitaristas e gananciosos. E também aqueles que acham que Bono e Bob Gedolf podem salvar a África. Todo mundo deveria ler esse livro, incluindo Lula e toda a esquerda brasileira. O capítulo sobre a reforma agrária na Tanzânia é um exemplo de como o marxismo-leninismo pode arruinar uma economia.
Queria achar um ''Martin Meredith'' que me fale da América Latina. Se souberem de algum me avisem.

1 comment:

clabrazil said...

Vou ler, caro Fernando. Valeu pela dica.

Acho inclusive que nosso interesse pela África é despertado ao morarmos na Europa por estarmos entao, no outro extremo em termos de civilizacao. Enquanto estamos no Brasil, as semelhancas sao demais para nos abrir os olhos. :-)

Beijinhos,
Cla