Sunday, February 26, 2006

Burra guerra santa


Li o como sempre excelente editorial de Jean Daniel na Nouvel Observateur desta semana. Daniel define o islamismo como o Islam que funciona como ideologia e estratégia de poder, e que é hoje em plena expansão.
Ele afirma qu enquanto intelectuais muçulmanos na Europa se esforçam para tentar modernizar o Islam, os islamitas por sua vez querem convencer a todos de que é o Ocidente moderno quem tem que se adaptar ao Islam. Há uma corrida lançada e graças à miséria, ao racismo, à mídia árabe e aos imans radicais que pululam nas mesquitas européias, são os islamitas que estão ganhando o páreo.
Por causa de rídiculas caricaturas do Profeta publicadas num jornaleco dinamarquês, o mundo árabe quer que a Europa peça desculpas pela ofensa, transformam cidadãos europeus em alvos móveis em seus territórios, isso enquanto Hamas e Mahmoud Ahmadinejad clamam pela destruição do estado de Israel e negam o Holocausto.
Num estado laico de direito, os indivíduos devem ser por lei protegidos de qualquer forma de discriminação, mas não ideologias. A liberdade de imprensa deve ser respeitada, mesmo se ofensiva a uma ideologia seja ela religiosa ou política.
O Islam só sobreviverá à modernidade se souber separar Religião e Estado. Para chegar lá, terá que reinterpretar seus textos sagrados, adequá-los ao contexto histórico atual, rever o papel da mulher na sociedade por exemplo.
Também por isso acho que a Europa deveria se abrir para a Turquia, um dos únicos países muçulmanos no Oriente Médio a adotar a democracia laica como forma de governo. Negar aos turcos o direito de entrar na Comunidade Européia num futuro próximo será jogá-los nos braços dos islamitas, condenando-os a um futuro salafista.

No comments: