Sunday, February 26, 2006

Pandemia cronofágica


Excelente a crônica de Claude Allègre na l’Expresse dessa semana. Ele nos fala da cybercivilização, o estágio febril e frenético que estamos alcançando por causa das novas tecnologias em transporte e comunicação.
Vivemos de reunião em reunião, entre aeroportos, telefonemas, computadores, celulares e televisão, sem tempo para refletir, pensar, ou mesmo “perder tempo”. Teria o Homo Sapiens se transformado em Cybernautis economicus?
E portanto a tecnologia serviria justamente para nos fazer viver mais folgados.
Claude Allègre cita Gandhi, notável anti-progressista, quando este previu que a introdução de linhas de ônibus na Índia faria com que as pessoas viajassem mais, e dividindo seu tempo entre vila e cidade, e não conseguindo mais organizar ou aproveitar a vida nem em um lugar e nem em outro. Ele conta ainda outra história de um antropólogo que levou um nativo da Papua Nova Guiné para Paris. O Papou vendo os parisienses sempre correndo e apressados perguntou se eles estavam perseguindo alguma coisa. Não estão perseguindo nada respondeu o antropólogo. Obrigado, estou voltando para casa disse o Papou.
Eu gosto de fazer um teste. Enquanto conseguir passar sem problemas um fim de semana sem contato com celulares, computadores ou televisão estarei contente. O dia em que não passar no teste aí ficarei preocupado.

No comments: