Sunday, February 26, 2006

Holland


Eu moro na Holanda, e acho a Holanda o melhor país do mundo. Não tem a ver com o clima, ou com a paisagem, ou com os costumes. Tem haver com liberdade que esta sociedade usufrui. Pode-se fumar maconha, pode-se abortar. Gays se casam e adotam filhos. Eles vestem o que querem sem saber se o resultado é elegante ou não e não estão nem aí. Holandeses nadam nus na praia no Ano Novo, em pleno inverno. Alguns organizam passeatas e passeios de bicicleta nus. Nudismo é liberdade, o resto todo também. Garotas fazem sexo no primeiro encontro, sem a maldita culpa cristã que nós latinos carregamos. Mulheres fazem top less na praia. Não significa que todos vão ou devem fazer isso tudo. A essência é que todos têm a absoluta liberdade de fazê-las.
Acredito por isso que a Holanda seja a sociedade mais avançada que conheço. Há uma cidade na Holanda onde nào existem sinais de trânsito, não há faixas de segurança, ciclovias ou calçadas. Pedestres, ciclistas e motoristas dividem o espaç único das ruas. Acidentes são raros. A partir do momento em que a responsabilidade é passada às pessoas elas se conscientizam que têm que fazer o melhor que podem para conviverem. Regras nos tiram a responsabilidade, nos tiram a escolha, nos estupidificam.
Eu sonho com uma sociedade onde leis e regras não serão ditadas por alguém, mas serão ditadas pela própria consciência das pessoas, pela consciência óbvia de que os direitos dela acabam quando começam os dos outros. Minha sociedade deveria evoluir para a liberdade total.
Liberdade é tudo. Tolero tudo, só não tolero a intolerância. E a intolerância na Holanda vem de uma minoria islamizada que se recusa a aceitar uma sociedade como esta. Os mesmos que saem tocando fogo em carros em Paris. Desconfio que precisarão de séculos para evoluírem até onde está a Holanda hoje.

No comments: